Você sabia que a gema é um excelente emulsificante? Label Rouge

Você sabia que a gema é um excelente emulsificante?

Data: 31 de julho de 2020

Sabe aquele bolo com a massa leve e bem macia que todo mundo ama, mas que nem todos conseguem fazer? O segredo pode estar no no uso de emulsificante. 

Os emulsificantes são aditivos alimentares, substâncias químicas naturais ou sintéticas que tem como função incorporar ar durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes, especialmente entre aqueles que não se misturam facilmente (como água e óleo, por exemplo), em menos tempo.

Também são normalmente utilizados em alimentos industrializados para conservá-los ou conceder aos produtos características como sabor, aparência e consistência.

Ovo como emulsificante natural

O ovo é um alimento emulsificante, por ser polifuncional desempenha  muito  bem  mais  de  uma propriedade. A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em  alguns produtos,  usa-se  a  gema  do  ovo  para  melhorar  a  textura, contribuindo  para  o  enriquecimento  do  produto  final. 

Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídio lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.

Muitos  esforços  têm  sido  feitos  para  simular  as  funções  do  ovo,  porém,  nenhum alimento,  ou  combinação  de  ingredientes,  tem  podido  substituir  completamente  suas incríveis propriedades. 

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir mais matérias como essa clicando aqui. 

Fontes:

https://cozinhatecnica.com/2019/01/emulsificante/

https://www.docsity.com/pt/comportamento-do-emulsificante/4728307/

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542012000500007&lng=en&tlng=en

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

E-BOOK GRATUITO! SAIBA TUDO SOBRE O OVO: