Data: 31 de julho de 2020
Sabe aquele bolo com a massa leve e bem macia que todo mundo ama, mas que nem todos conseguem fazer? O segredo pode estar no no uso de emulsificante.
Os emulsificantes são aditivos alimentares, substâncias químicas naturais ou sintéticas que tem como função incorporar ar durante o batimento da massa, facilitando uma mistura mais uniforme entre os ingredientes, especialmente entre aqueles que não se misturam facilmente (como água e óleo, por exemplo), em menos tempo.
Também são normalmente utilizados em alimentos industrializados para conservá-los ou conceder aos produtos características como sabor, aparência e consistência.
O ovo é um alimento emulsificante, por ser polifuncional desempenha muito bem mais de uma propriedade. A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em alguns produtos, usa-se a gema do ovo para melhorar a textura, contribuindo para o enriquecimento do produto final.
Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídio lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.
Muitos esforços têm sido feitos para simular as funções do ovo, porém, nenhum alimento, ou combinação de ingredientes, tem podido substituir completamente suas incríveis propriedades.
Gostou do artigo? Então não deixe de conferir mais matérias como essa clicando aqui.
Fontes:
https://cozinhatecnica.com/2019/01/emulsificante/
https://www.docsity.com/pt/comportamento-do-emulsificante/4728307/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542012000500007&lng=en&tlng=en
0 Comentários