Por hábito ou tradição temos costumes na cozinha que nem sempre são bons para a conservação e consumo dos alimentos. O ovo, por exemplo, é consumido em 98% dos lares brasileiros, e algumas práticas erradas ainda são comuns no dia a dia. Separamos alguns erros que você (provavelmente) comete na hora de armazenar ou cozinhar este alimento. 

Armazenamento dos ovos

É um hábito guardar os ovos na porta de geladeira, mas esse é o lugar menos indicado para seu armazenamento, pois é a região menos gelada e não oferece refrigeração adequada ao alimento. Além disso, a movimentação da porta pode trincar a casca e facilitar a entrada de microorganismos no alimento.

Bater clara em neve

Já teve dificuldades para bater claras em neve? Você bate, bate e bate e elas não chegam no porto certo. Como o ovo normalmente é armazenado na geladeira, o truque é deixar as claras descansarem por uns minutos antes de batê-las, já que claras geladas não ficam firmes.

Cozimento dos ovos

Pode parecer besteira, mas um erro comum das pessoas é ferver a água antes de colocar os ovos para cozinhar. Não faça isso! As cascas podem acabar rachando com o choque térmico. O ideal é deixar eles em temperatura ambiente após colocar o ovo no fundo de uma panela. Em seguida, enchê-la de água fria e só então levar ao fogo. Deixe no máximo 10 minutos após levantar fervura.    

Como saber se o ovo está podre

Um erro comum que pode gerar desperdício é quebrar o ovo direto no recipiente em que está sendo preparada a refeição. Quebre o ovo em um local separado para saber se ele está próprio para o consumo. Uma dica para saber se ovo está estragado é colocá-lo em um copo com água fria. Se ele afundar, está fresco. Se o ovo boiar, está estragado e deve ser descartado.

Agora que você já sabe o jeito certo de consumir e armazenar esse alimento tão adorado pelos brasileiros, lembre-se: Label Rouge é ovo caipira!

 

https://www.msn.com/pt-br/receitasebebidas/dicas-de-cozinha/como-saber-se-o-ovo-est%C3%A1-bom-4-truques-para-voc%C3%AA-nunca-mais-quebrar-um-estragado/ar-BBV8Skn

https://blog.tudogostoso.com.br/dicas-de-cozinha/dicas-para-o-ovo-cozido-perfeito/

https://www.vix.com/pt/category/cozinha/567940/34-coisas-que-voce-faz-errado-na-cozinha-lavar-arroz-ovo-na-porta-da-geladeira-e-mais

Fique por dentro de todas as novidades da Label Rouge

Oferecemos uma linha completo de produtos tradicionais criados com carinho.

Nossa granja fica em Porto Feliz, interior de São Paulo, cidade onde começamos nosso trabalho há 30 anos.