Dicas da nutri: Como emagrecer com saúde Label Rouge

Dicas da nutri: Como emagrecer com saúde

Data: 4 de setembro de 2020

Se você nos acompanha do Instagram deve ter acompanhado a live que rolou no último dia 31/08 com a nutricionista Marcela Roma, falando sobre o tema: Como emagrecer com saúde.

Nessa live ela respondeu as dúvidas dos seguidores e ainda deu dicas incríveis para mudar de vez a relação que você tem com os alimentos.

Essa live foi tão especial que resolvemos transformá-la em um blog com as perguntas mais relevantes e as dicas da nutri. Acompanhe:

 

  • Como perder peso de forma rápida e saudável?

     

Marcela Roma: Antes de qualquer coisa é preciso entender que existem duas formas de perder peso: A forma mais saudável onde a perda de peso é gradual e a forma mais rápida para um objetivo específico, por exemplo para entrar em um vestido perdendo uns quilinhos.

Na perda de peso rápida, o metabolismo tem mais facilidade para quebrar as proteínas. Então, quando perdemos peso muito rápido e em uma quantidade muito alta ele acaba não sendo tão saudável, porque acaba se perdendo mais proteína do que a gordura. 

É possível montar um protocolo legal com o seu nutricionista e perder bastante peso de forma saudável, para isso é necessário manter hábitos constantes, como a alimentação equilibrada, ingestão de líquidos e atividade física.

 

  • Quando estamos próximos ao objetivo de perda de peso, aquele momento que falta poucos quilos, as dicas são as mesmas?

     

Marcela Roma: Nestes casos difere um pouco, quando os meus pacientes estão próximos de alcançar a meta de perda de peso eu gosto de inverter alguns protocolos, às vezes, trabalho com a low carb ou o jejum em casos específicos, dependerá da necessidade e histórico do paciente. 

Para ficar claro, já que muitas pessoas têm dúvidas sobre a low carb, é preciso entender que o carboidrato não é um vilão, mas quando consumido em quantidades muito exageradas ele acaba trazendo o aumento da insulina, que quando alta bloqueia a quebra de gordura, chamamos isso de lipólise.   

Todo atendimento e protocolo são feitos separadamente e personalizados para cada paciente, o que é em comum a todos e fica ai de dica para vocês é a ingestão de líquidos, principalmente, a água.

 

  • Como saber a quantidade de água que precisamos consumir diariamente?

     

Marcela Roma: Para descobrir a quantidade de água a ser ingerida por dia, normalmente nós fazemos um cálculo com o peso do paciente. Basta pegar o seu peso de balança e multiplicar por 0,037 (esse número representa a quantidade em ml de água para cada quilo). Por exemplo: 70 x 0,037 = 2,5

 

  • O que incluir nas refeições diárias para o emagrecimento com qualidade e saúde?

     

Marcela Roma:  Vamos falar um pouco dos alimentos que aumentam a saciedade. Na minha profissão, nós sempre usamos diferentes termos, o que eu vou falar agora é sobre a densidade calórica (quantidade de caloria que um alimento tem por 1kg). Quanto menor o nível de densidade calórica mais o alimento dará saciedade.

Quando você ingere um alimento com densidade calórica baixa, este alimento tem mais fibra, água e ele vai ajudar na questão de sentir mais satisfeito, evitando que você fique beliscando fora dos horários das refeições.

A chave para as refeições é: Comer gorduras boas, proteínas e os alimentos com maior quantidade de fibra como, por exemplo, os alimentos integrais.

 

  • Qual o melhor alimento para a substituição dos doces?

     

Marcela Roma: Essa é uma questão bastante comum nos pacientes, pois o açúcar é viciante e quem gosta, gosta muito. O que recomendo é exagerar nos alimentos ricos em triptofano.

O triptofano faz parte da composição da serotonina (hormônio que o nosso organismo produz para que tenhamos a sensação de bem estar), então a vontade de comer doces, normalmente são mais fortes em pacientes que não estão com uma boa quantidade de serotonina no corpo. A vontade do doce nada mais é do que eu o seu corpo pedindo alimentos que tragam a sensação da serotonina. 

Podemos encontrar o triptofano em alimentos como: aveia, banana, maçã, grãos em geral e também no cacau. Dê preferência para consumir chocolates acima do 70%.

 

Essas foram apenas algumas das perguntas que fizemos para a nossa convidada, a nutricionista Marcela Roma. Gostou do artigo? Para conferir na íntegra todos os ensinamentos e dicas da nutri basta clicar aqui e assistir o vídeo completo.

1 Comentário

  1. MOACIR ALIANO disse:

    Olá, excelente matéria sobre este poderoso
    alimento, é sempre bom reforçar a importância
    dele e como consumir derrubando os falsos
    mitos criados sobre os ovos, sou consumidor e
    o ovo faz parte de minha alimentação diariamente
    devido ao esporte praticado por mim que exige
    resistência e força, valeu forte abraços e continuem
    com este belo trabalho.

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