Dia do Nutricionista – Entrevista com a nutricionista Lucia do Instituto Ovos Brasil Label Rouge

Dia do Nutricionista – Entrevista com a nutricionista Lucia do Instituto Ovos Brasil

Data: 30 de agosto de 2019

Já mencionamos que o ovo é o segundo alimento mais completo do mundo, ficando atrás somente do leite materno. Para comemorar a data e mostrarmos ainda mais a importância e os benefícios deste superalimento, conversamos com a nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite.

Confira mais a seguir!

Por que o ovo é considerado amigo do coração? Quais são seus principais benefícios?

O ovo é um alimento rico em nutrientes importantes que contribuem para a saúde. Possui ácidos graxos mono e poliinsaturados que possuem uma ação benéfica no sistema cardiovascular.

Contém vitaminas e minerais antioxidantes que atuam em benefício do organismo. A Luteína, presente no ovo possui uma ação protetora dos olhos, e estudos têm relacionado sua ação antioxidante em vasos com redução de processos inflamatórios.

Comer ovo no café da manhã prejudica a saúde?

Não, o ovo é um alimento completo, é considerado um alimento Umami e pode ser usado na forma salgada ou doce – como ingrediente principal como ovo mexido, omelete ou ainda combinado em preparações como pão preparado com banana e aveia.

É uma fonte importante de proteína, proporciona saciedade e ainda contém vitaminas, minerais e carotenoides importantes para a manutenção da saúde. 

É possível substituir na refeição a proteína animal pelo ovo?

O ovo é um alimento de origem animal e integra o grupo de alimentos de origem animal como frango, carne, peixes, suínos, pois possui proteína na sua composição. Em se tratando de proteína, 2 ovos equivalem a 100g de carne.

Afinal, comer ovo aumenta o colesterol?

O consumo de ovo não aumenta o colesterol. Os estudos mostram que o consumo de 1 ovo diariamente não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

Faz mal comer ovo todos os dias? Pessoas de qualquer idade podem consumir?

O ovo pode ser consumido diariamente, por pessoas de qualquer idade, sendo que a introdução do ovo na alimentação de crianças, ocorre a partir do 6º mês. 

Um dos nutrientes bastante citados em relação ao ovo é a colina. Qual é o benefício desse nutriente para o organismo?

A colina é uma vitamina do complexo B de muita relevância, pois participa da membrana celular, é responsável pela transmissão do impulso nervoso e está relacionada à cognição e memória.

Você acredita que hoje a sociedade reconhece os benefícios do ovo à saúde? Se não, que esforços devemos tomar para mudar esse quadro?

Acredito que as pessoas sabem da importância do ovo e que este pode contribuir para um melhor estado de saúde.

Nos últimos anos, nós, do Instituto Ovos Brasil temos participado de eventos como congressos, palestras e ações para divulgar os benefícios do alimento ovo entre os profissionais da saúde e população em geral.

Efetivamente essas ações ajudam as pessoas a se lembrarem que além de proteína, o ovo possui outros nutrientes que podem colaborar para um melhor estado nutricional.

 O ovo faz parte do cotidiano das pessoas seja como prato principal ou integrado a receitas, uma vez que tem a propriedade de emulsificar, aerar, integrar ingredientes de uma preparação. O resultado, com certeza são preparações saborosas e nutritivas.

Seguir uma alimentação balanceada é essencial para mantermos a saúde em dia. A Label Rouge destaca que, no entanto, é preciso fazer um acompanhamento com um nutricionista e um médico. Cuide da sua saúde!

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