Durante muito tempo o ovo foi tido como vilão da alimentação saudável e um dos maiores argumentos para isso é que ele aumentava o colesterol ruim no organismo. Porém, isso não é verdade. 

Há algum tempo já é sabido que o ovo é o 2º alimento mais completo do mundo, perdendo apenas para o leite materno. 

Falando em colesterol

O ovo possui uma porcentagem de colesterol, mas, não significa que eleva os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, ele faz o oposto disso, o nosso corpo não assimila uma quantidade significativa do esteróide ao ingerir os alimentos fontes de colesterol. O nosso corpo produz cerca de 70% a 80% de colesterol e apenas 20% a 30% provém dos alimentos.

Os verdadeiros e grandes vilões nessa história são o consumo excessivo da gordura saturada, tabagismo, sedentarismo e fatores genéticos.

Ovo rico em nutrientes

O ovo é um alimento extremamente nutritivo, completamente rico em micro e macronutrientes. Na clara, está presente proteínas de alto valor biológico, como a albumina. Já na gema, há a presença de vitaminas A, D, E e K, do complexo B (vitamina B12 e colina) e minerais como ferro, selênio, cobre, potássio, fósforo, zinco e cálcio.

Esse alimento é rico em fontes de luteína e zeaxantina, que auxiliam na prevenção de alterações oculares e colina um nutriente essencial para o cérebro, tendo a participação indireta na regularização da memória e cognição.

Entendemos que o ovo é o mocinho nessa história e grande aliado no combate ao colesterol ruim, afinal rico em tantos nutrientes ele merece mais espaço no nosso cardápio. Os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans é que são de fato os grandes vilões.

A melhor dica é combinar o ovo com outros alimentos e tornando sua rotina alimentar mais rica e natural possível. Para te ajudar vamos deixar abaixo um artigo que fala justamente do poder do ovo combinado com diferentes tipos de alimentos.

* https://labelrouge.com.br/como-potencializar-os-beneficios-dos-ovos/

Por fim, se você deseja cuidar da sua saúde, aderindo a uma dieta mais saudável, a melhor escolha é Label Rouge Ovos Orgânicos. Além de todos os benefícios acima citados, no sistema de criação caipira orgânica, as aves se alimentam de ração vegetal 100% orgânica, sem uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou ingredientes transgênicos. As aves são criadas soltas ao verde do campo e não recebem medicamentos como antibióticos e promotores de crescimento.

Gostou, agora que você já sabe que o ovo é um grande aliado no combate ao colesterol ruim, siga a Label Rouge no Instagram @labelrouge_ovos para não perder nenhuma dica de saúde.

 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-49736720#:~:text=Uma%20gema%20de%20ovo%20cont%C3%A9m,por%20%C3%B3rg%C3%A3os%20americanos%20at%C3%A9%20recentemente.

Fique por dentro de todas as novidades da Label Rouge

Oferecemos uma linha completo de produtos tradicionais criados com carinho.

Nossa granja fica em Porto Feliz, interior de São Paulo, cidade onde começamos nosso trabalho há 30 anos.