CuriOvo: Por que as claras batidas em neve crescem tanto? Label Rouge

CuriOvo: Por que as claras batidas em neve crescem tanto?

Você sabe por que as claras batidas em neve crescem tanto? No CuriOvo de hoje você vai tirar essa dúvida.

As proteínas presentes na clara do ovo (principalmente a albumina) possuem a capacidade de absorver o ar. Quando batemos as claras (com um garfo ou uma batedeira) nós notamos que vão surgindo grandes bolhas, certo? Conforme continuamos a bater, as bolhas diminuem de tamanho e o volume total vai aumentando. E porque isso acontece? Os elementos da clara possuem a capacidade de envolver e reter as bolhas de ar, que vão ficando cada vez menos até serem totalmente incorporadas.

Quanto mais tempo a mistura é batida, mais estabilizada ela fica, pois as bolhas se tornam menores e mais e mais incorporadas às claras. E com isso, o volume das claras em neve pode chegar até três vezes do volume das claras em estado natural. 

Uma outra curiosidade é que se as claras forem muito bem batidas, podem alcançar uma firmeza muito grande, sendo capaz de suportar o peso de um ovo sem que o mesmo afunde. Incrível né?

Só cuidado para separar a clara da gema. É necessário separá-las corretamente e utilizar vasilhas limpas, longe de gorduras para conseguir uma ótima clara em neve!

Fontes
https://diariodebiologia.com/2011/09/como-as-claras-em-neve-se-formam/
https://super.abril.com.br/saude/do-que-e-feito-um-ovo/

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

E-BOOK GRATUITO! SAIBA TUDO SOBRE O OVO: