Um dos principais nutrientes para o crescimento saudável das plantas, é o cálcio e você pode encontrar ele mais fácil do que imagina. Na casca de ovo!

A casca de ovo é riquíssima em cálcio, potássio e magnésio, e que é muito bom misturá-las ao composto, à terra dos vasos e da horta. Mas não adianta simplesmente jogar as cascas sobre a terra e esperar a natureza fazer a sua parte. Existem situações em que o excesso de cálcio pode até mesmo prejudicar as raízes, diminuir a qualidade do solo e sobrecarregar as plantinhas.

Para saber como utilizar a casca de ovo como adubo, atente-se ao solo em que suas plantas estão. O principal indicativo de que o cálcio está em falta no solo são as manchas amarelas que podem aparecer nas folhas, porém, não é preciso esperar que isso aconteça para começar a nutrir sua plantinha.

O ideal é usar um adubo ou composto orgânico que inclua a casca de ovo uma vez a cada 20 ou 30 dias, para não calcificar demais o solo. Para um vasinho pequeno, basta utilizar uma colher de chá de casca de ovo batida no liquidificador com água, e conforme aumenta o tamanho do vaso, aumenta a quantidade.

Confira duas receitas simples de como utilizar a casca de ovo no seu jardim ou horta:

Farinha de casca de ovo

O jeito mais conhecido de utilizar as cascas de ovo é em forma de farinha. Para fazer esse processo você deve juntar as cascas de ovos, deixar secar à sombra, bater tudo no liquidificador até obter uma farinha fininha. Só faça a moagem quando as cascas estiverem bem secas. Junte tudo em um pote de vidro, com tampa e guarde em local fresco.

Serve para fertilizar canteiros, hortas, vasos, árvores.  

Solução de cálcio com casca de ovo

Uma das melhores maneiras para se disponibilizar o cálcio das cascas de ovo para uso direto das plantas é fazendo uma Solução de Cálcio, pela reação química das cascas com o vinagre. 

Para esta preparação você vai precisar de cascas de ovos secas ao sol, sem as películas internas, vinagre (de maçã, arroz ou vinho) e um pote de vidro com tampa. Seque as cascas ao sol durante 3 dias, remova as membranas e quebre as cascas, com pilão ou com as mãos, em pedaços pequenos. Coloque as cascas em uma panela e leve ao fogo baixo (15 a 20 minutos), mexendo sempre, para consumir qualquer resíduo orgânico que ainda esteja no material. Deixe as cascas esfriarem. No vidro, coloque as cascas e junte o vinagre na proporção de 1:3, em volume.

Depois de pronto, tampe o vidro com um pano, ou deixe a tampa frouxa, para que a mistura possa respirar e expelir os gases que se formarão. Guarde o vidro em local fresco, com luz indireta. Depois de 15 dias, você pode usar o composto.

Agora é só botar a mão na massa, ou melhor, na terra e cuidar do seu jardim ou horta e ter plantas mais bonitas e saudaveis.

Fique por dentro de todas as novidades da Label Rouge

Oferecemos uma linha completo de produtos tradicionais criados com carinho.

Nossa granja fica em Porto Feliz, interior de São Paulo, cidade onde começamos nosso trabalho há 30 anos.