No CuriOvo de hoje você vai ter uma verdadeira aula de biologia e aprenderá como o ovo é formado dentro da galinha.

Quando a galinha nasce, todos os óvulos que ela irá gerar ao longo da vida já estarão armazenados em seu ovário, só que em tamanho pequeno. Após atingir a sua maturidade que eles ficam prontos para ovulação.

Os óvulos da galinha são nada mais nada menos que as gemas. Quando a gema é liberada do ovário, ela percorre o oviduto, dividido por cinco órgãos da galinha para formar o ovo. Em cada um desses órgãos que a gema percorre, são adicionados diferentes nutrientes e sais minerais responsáveis por manter a gema no centro do ovo e protegê-la, além de formar a clara e a casca. O tempo total para que a galinha forme o ovo internamente leva de 24 a 26 horas aproximadamente.

Passo a passo da formação do ovo

1- A formação do ovo começa no ovário da galinha, onde se encontram os óvulos (gemas). É no ovário que os óvulos amadurecem e adquirem a maior parte de nutrientes, como sais minerais, gorduras e proteínas.

2- Após o óvulo (gema) ser liberado, ele migra para uma estrutura do aparelho reprodutor chamada infundíbulo. O óvulo permanece em torno de 15 minutos e ocorre a produção da calaza, membrana que protege a gema, mantendo-o no centro do ovo. Além disso, o infundíbulo serve para lubrificar a mucosa para passagem do ovo e como sede para fecundação, caso a galinha tenha acasalado.

3- O próximo estágio do desenvolvimento do ovo ocorre no magno, canal mais longo do oviduto. É responsável pela base albúmen (clara do ovo) e adição da maior parte de sódio, cálcio e magnésio. O óvulo permanece por 3 horas no magno.

4- A terceira parada do óvulo é no istmo, a última região do aparelho reprodutor antes do útero. Responsável por adição de mais proteínas e de água na clara. Além disso, é no istmo que se forma a película que envolve a parte interna da casca do ovo. O processo leva em torno de uma hora e quinze minutos.

5- O processo mais longo para a produção do ovo ocorre no útero, levando cerca de 20 horas. Dentro o útero, o ovo recebe uma massa viscosa, base para a formação da casca, feita majoritariamente de carbonato de cálcio.

6- Por fim, quando o ovo está pronto, ele segue para a vagina, que tem como função finalizar a cutícula que recobre o ovo, além de empurrar o ovo em poucos segundos pela cloaca da galinha, que funciona como passagem do ovo para o meio externo.

Veja a explicação de forma detalhada abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=k73QIoEawfE

Fique por dentro de todas as novidades da Label Rouge

Oferecemos uma linha completo de produtos tradicionais criados com carinho.

Nossa granja fica em Porto Feliz, interior de São Paulo, cidade onde começamos nosso trabalho há 30 anos.