Você sabia que o ovo tem um dia mundial especialmente para ele?

5

Todo mundo sabe a importância de uma boa alimentação, regrada e balanceada.

Alguns alimentos fazem parte de grande parte do cotidiano dos brasileiros, e claro, o OVO faz parte deste cardápio.

Um alimento rico em proteína, vitaminas D e do Complexo B, colina, minerais, antioxidantes, ácidos graxos, entre tantos outros, merece uma atenção especial, não é mesmo?

Para divulgar e comemorar a versatilidade, conveniência, economia e características saudáveis deste rico componente da mesa da família brasileira, foi criado o Dia Internacional do Ovo – instituído em 1996 pelo International Egg Comission (IEC) em Londres, Inglaterra a fim de, também, reunir entidades e empresas avícolas.

A data é comemorada na segunda sexta-feira de outubro, e no Brasil a ação é desenvolvida pelo Instituto Ovos Brasil e conta com a Label Rouge como patrocinadora. De acordo com o Instituto Ovos Brasil, o grande objetivo da data é celebrar um alimento que contém diversos nutrientes. “Os ovos são ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e do complexo B, por exemplo. Este conjunto de nutrientes é essencial para a visão e para promover o crescimento”.

Neste ano, a comemoração cai no dia 12 de Outubro – que também é feriado.

Entre os objetivos desta comemoração, destacam-se:

Aumentar o consumo per capita de ovos no Brasil nos próximos anos, conforme já explicou o Coordenador de Marketing da Novus e membro da Comissão Organizadora da campanha, Guilherme Fray: “Estudos mostram que o ovo é um dos alimentos mais completos para o ser humano depois do leite materno. Rico em vitaminas e minerais, além de outros nutrientes importantes, aumentar o consumo no Brasil contribui para elevar o nível da dieta do brasileiro, além de ajudar os produtores desenvolver o seu negócio”.

Desmistificar a ideia de que o ovo é um vilão da alimentação, e isso é cientificamente provado: mais de 70% do colesterol do ovo é bom colesterol, ou seja, um ou mais ovos por dia não aumenta os riscos de doenças do coração ou infarto entre adultos.

E não é só no Brasil que o ovo é amado e celebrado.

Países dos quatro cantos do mundo, cerca de 50 países comemoram o Dia do Ovo em grande estilo, com lançamento de receitas, competições, degustações e muita festa para comemorar a nutrição e versatilidade do ovo!

De acordo com o IEC, o ovo pode ser descrito da seguinte forma: “O ovo é um alimento único – compacto, economicamente acessível, que mantém a sua frescura durante muito tempo e é convenientemente embalado pela própria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que é um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudável”.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.